Dicas para a Iluminação de Palco perfeita!

Vários elementos devem ser considerados na hora de planejar a Iluminação de palco de um show. Não importa qual seja o tamanho da apresentação, a atenção aos detalhes precisa ser enorme.

Afinal, qualquer coisa que pareça insignificante pode se transformar em um grande problema e prejudicar o andamento das apresentações. E, consequentemente, comprometer a satisfação do público.

Por onde começar?

Na hora de pensar na iluminação do palco para o show, não há como fazer isso sem levar em conta outros aspectos do evento. Como sonorização, disposição das coisas no espaço, entre outras questões que afetam a experiência do público.

Não adianta nada planejar um show que tenha um clima bastante alegre se você investir em cores de tons neutros. Certamente é preciso garantir uma energia mais vibrante ao local.

De forma semelhante, um show bem mais formal requer luzes sofisticadas e sóbrias, sem que elas se movimentem alucinadamente. O que seria ideal para um festival de música eletrônica, por exemplo.

Possibilidades além da imaginação!

Após analisar qual tipo de evento você terá no palco, tenha em mente que desde o desenvolvimento do primeiro LED azul de alta potência nos anos 90, a indústria de iluminação para eventos progrediu além da imaginação. É preciso saber trabalhar com as novidades para não ficar para trás.

A princípio alguns aspectos devem ser avaliados:

  • Visibilidade – a luz tem que possibilitar que as pessoas vejam quem está no palco;
  • Revelações de formas – permitir a percepção de formas no palco, particularmente de elementos tridimensionais;
  • Foco – selecionar a atenção do público para uma coisa ou outra;
  • Clima – uma luz mais baixa pode dar um clima soturno, ou uma luz mais brilhante pode dar um clima festivo;
  • Projeção – pode-se projetar imagens ou formas no palco;
  • Efeitos visuais – Muito comum em raves ou em shows com Djs, o uso de luzes coloridas e lasers podem causar uma sensação de movimento.

Use LEDs na sua Iluminação de palco!

Iluminação de palco LED

Os LEDs são uma ótima opção para iluminar seu palco, eles são cerca de dez vezes mais eficientes do que seu equivalente de tungstênio. Isso significa dez vezes menos eletricidade para produzir o mesmo nível de brilho.

Podem durar centenas de horas a mais, emitem menos calor e são mais baratos de fabricar e substituir.

Usando chips de LED RGBW (uma combinação de LEDs de emissão de luz vermelha, verde, azul e branca) você pode controlar eletronicamente sua mixagem para criar qualquer cor desejada.

Faça efeitos fantásticos com mapeamento de pixels.

iluminação de palco com mapeamento de pixels

As luminárias LED projetadas para mapeamento de pixels são geralmente uma grade quadrada ou retangular, bloco ou tablet equipado com qualquer coisa entre quatro a mais de mil LEDs individuais.

Um dos usos mais eficazes do mapeamento de pixels é quando eles são usados para a exibição de imagens. Ainda mais emocionante que imagens, você também pode usá-los para a exibição de vídeos que podem ser configurados para serem exibidos em vários dispositivos de uma vez só.

O melhor de tudo é que qualquer conteúdo pode ser mapeado, desde o logotipo da sua empresa até um vídeo promocional de um produto.

Mova seu público com Gobos!

Gobos na iluminação de palco

Em combinação com LEDs, lentes rotativas e outras novas tecnologias, chegaram os Gobos que revigoraram a mais antiga das técnicas de iluminação.

Um gobo é um estêncil ou modelo colocado dentro ou na frente de uma fonte de luz para controlar a forma da luz emitida.

Eles começaram a ser usados ​​para difusão simples ou para criar um padrão reconhecível, como formas geométricas ou folhas. À medida que a tecnologia progrediu, foram desenvolvidos gobos de vidro que podem incorporar cores e imagens detalhadas.

Em suma, independente de qual tipo de iluminação você escolher, é preciso levar em conta os seguintes aspectos:

  • O tipo de evento;
  • A intensidade de luz;
  • A cor da iluminação;
  • A Direção da iluminação;
  • O foco e a posição da iluminação no palco.

E você, conhece outra boa dica que ficou de fora desta nossa lista? Então deixe um comentário e conte para a gente!

CONFIRA AQUI NOSSOS EQUIPAMENTOS DE ILUMINAÇÃO

 

E caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *