Iluminação teatral: 5 dicas de como iluminar o palco!

Dos ensaios ao set-building, é preciso que todos trabalhem juntos para despertar a magia do teatro. Você pode não ouvir ninguém exclamar sobre a “incrível iluminação do palco” após a apresentação. Mas isso não significa que uma boa iluminação teatral não seja tão importante quanto uma boa atuação.

Se o seu grupo de teatro está apresentando um musical, drama ou comédia; uma peça clássica ou contemporânea, aqui estão dicas básicas para os Técnicos de Iluminação Profissional.

1. Conheça a peça de teatro que será apresentada.

Mesmo que a equipe de iluminação não esteja se apresentando no palco, ainda é importante que todos estejam familiarizados com a apresentação. Discutir como serão as interpretações e o diálogo em cada cena ajuda a decidir que tipo de iluminação é necessária para realmente dar vida à história para o seu público.

2. Conheça o seu equipamento para ter a iluminação teatral perfeita.

Antes de começar a definir um plano de iluminação, saiba que tipo de sistema de iluminação sua equipe tem para trabalhar, familiarize-se com cada equipamento para saber tudo o que é possível com ele.  Às vezes é necessário substituir o equipamento antigo, outras vezes você pode querer fazer um efeito especial que esteja além das capacidades do que você tem à sua disposição.

Pensar em uma alternativa criativa é uma opção, mas você sempre pode tentar conversar com seu diretor para ver se a compra de equipamentos novos ou extras está no orçamento da produção.

3. Use a cor para despertar sentimentos no seu público!

A iluminação colorida do palco remonta aos tempos de Shakespeare. Quando a luz era filtrada através de vinho tinto ou sedas coloridas. Mais tarde, painéis coloridos feitos de gelatina se tornariam o método de escolha. O termo “géis coloridos” ou apenas “géis” ainda é usado no teatro moderno hoje, embora os filtros sejam feitos de materiais mais duráveis.

Como a psique humana associada a cor a um conjunto de emoções e conceitos, o uso de iluminação colorida em pontos-chave da peça aumenta o humor ou até mesmo prenuncia o que está prestes a acontecer: Cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, transmitem energia. Vermelho é associado com paixão, amor ou raiva. Cores frias, que incluem verde, azul e roxo, têm um efeito mais suave. O azul em particular é muito calmante. Neste artigo existe um estudo sobre isso e identifica quais cores despertam determinados sentimentos.

Você pode  encontrar cores de filtros, gelatinas neste link, e despertar variadas emoções em seu público!

4. Adicione padrões para uma dimensão extra!

Padronize seus efeitos com Gobos! Gobos são anexos que transformam luzes sólidas em padrões interessantes. Eles podem ser feitos de metal cortado ou vidro colorido, nem tudo no seu set precisa ser representado por adereços físicos. Os gobos podem simular grama, árvores, papel de parede florido, um céu estrelado ou até mesmo uma janela de vidro manchado. Em vez de criar esses recursos em seus sets, economize tempo e dinheiro usando luzes padronizadas.

Os gobos podem ser utilizados em Moving Heads Spots e Refletores Elipsoidais e dar mais vida a sua iluminação teatral.

5. Use efeitos especiais!

As peças de teatro exigem que o público use sua imaginação. Mas isso não significa que você não possa ajudá-los de vez em quando. Dê vida a uma cena com chuva suave, neve rodopiante ou nuvens preguiçosas à deriva, os gobos rotativos possibilitam esses efeitos, permitindo que você mova padrões de luz em várias velocidades e direções. Existem também máquinas especificas para cada efeito como por exemplo, máquinas de neve, máquinas de bolhas, máquinas de fumaça e de fumaça baixa, efeito que dá a impressão que os atores estão andando em nuvens.

Alguns roteiros de teatro incluem dicas de iluminação, enquanto outros são completamente abertos para interpretação. Não tenha medo de experimentar coisas novas e assumir riscos com a iluminação teatral. E claro, sempre tenha em mente a qualidade das técnicas comprovadas!

É preciso que tudo e todos trabalhem juntos para tornar a produção um espetáculo de teatro inesquecível. O centro do palco não vai brilhar sem muito trabalho nos bastidores e principalmente sem uma boa iluminação teatral. Portanto, use essas 5 dicas para tornar a noite de teatro um evento deslumbrante!

Compartilhe o post e ilumine as suas redes sociais com todas essas dicas de iluminação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *