Dicas para escolher o melhor microfone para Podcast.

Microfone para podcast

Pode ser que você não saiba por onde começar na hora de escolher seu microfone para podcast. Assim sendo separamos algumas dicas e informações importantes para você. A primeira pergunta que você precisa se fazer é:

“Qual o melhor microfone para o meu objetivo e como pretendo usá-lo?”

De fato é preciso ter em mente que o microfone que é ideal pra outra pessoa não necessariamente é ideal para você em seu ambiente. Dessa forma as diversas características técnicas e físicas definem o melhor equipamento para suas necessidades. Pois os microfones variam muito em formato, captação e na forma como traduzem o sinal e a energia, tanto acústica quanto elétrica.

Tipos de microfone

Separamos alguns formatos que podem ser usados na gravação de um podcast.

Microfone de mão

Microfone de mão

Também conhecido como microfone bastão ou microfone sorvete. É o formato mais popular, usado nas mais diversas aplicações. Como por exemplo por cantores, apresentadores, jornalistas, em eventos, igrejas e etc. É usado geralmente na mão ou em pedestais.

Microfone de lapela

Lapela

Muito utilizado por telejornalistas, apresentadores, em entrevistas de estúdio. Esse microfone faz com que a voz seja captada com mais constância do que o de mão, pois está fixo no mesmo lugar. Como por exemplo na gola da roupa dessa forma, capta a voz com mais fidelidade e precisão.

Microfone Shotgun

Microfone Shotgun

Possui o formato de um bastão cilíndrico e é muito usado em lugares abertos, já que consegue eliminar ruídos externos. Outrossim pode ser acoplado a câmeras SLR/DSLR e filmadoras com encaixes.

Microfone sem fio

Microfone sem fio


Não só os microfones de mão como também os de lapela estão disponíveis em modelos sem fio.
A diferença destes é que os modelos com fio precisam de um cabo que os conecte diretamente a fonte de reprodução, como por exemplo em caixas de som. Já os microfones sem fio necessitam ser intermediados por um transmissor e um receptor que fazem a conversão do sinal para assim reproduzir o som na fonte de reprodução.

Headset

headset

Também conhecido como microfone de cabeça, headfone e/ou handsfree. Assim seu principal benefício é a praticidade de deixar as mãos livres.

Microfone USB

Microfone USB

São microfones que podem ser conectados diretamente no computador. Nestes a energia acústica se transforma em energia elétrica e é traduzida para uma taxa de bits, assim, como resultado, pode reconhecida pelo processador do computador.

Gravador de Áudio

Microfone Gravador

Gravadores de áudio também são uma excelente opção para uso em Podcasts, pois eles não dependem de um computador para gravação. Os modelos mais modernos, além de serem gravadores obviamente, também servem como microfones condensadores USB. De tal forma que podem ser conectados diretamente no computador para uso como microfone USB.

Agora que você já sabe os formatos mais utilizados e como eles se adaptam ao seu cotidiano.

Mas, além do formato temos mais duas características importantes: o princípio operacional e o padrão polar.

Princípio operacional

É como o microfone transforma o som em um sinal elétrico. Isso é determinado pelo tipo de transdutor dentro do microfone. Os tipos mais comuns são:

Microfones Dinâmicos

Os microfones Dinâmicos são mais simples, resistentes e versáteis.
Por serem menos sensíveis trazem características como:

  • Menos microfonia em um palco;
  • Resistência maior a um ambiente com volume excessivo;
  • Resposta de frequência menor (capta menos grave e menos agudo);
  • Baixa sensibilidade (capta o que está na frente, eliminando muito o som do ambiente);

Nesse caso estruturalmente falando, eles são mais resistentes e

Já as desvantagens dos dinâmicos são causadas pelo mesmo fator que o torna interessante: a captação menos sensível. Ao mesmo tempo que isso ajuda a diminuir a captação do “barulho”, diminui microfonia e lida melhor com fontes sonoras de alto volume, também perdemos um pouco dos detalhes na captação feita por esses microfones.

Desta forma para resultados mais bem definidos e com riqueza nos detalhes (o que geralmente acontece em estúdios) opte por microfones condensadores, como você lerá a seguir.

Microfones Condensadores

Os microfones Condensadores são mais sensíveis e captam o som com mais precisão e clareza. Na gravação de Podcasts, eles são ideais para uso em ambientes com pouco ruído externo, ou seja, que tenham um bom isolamento acústico.

  • Resposta de frequência ampla (praticamente todas possíveis);
  • Alta sensibilidade (capta tudo em volta);
  • SPL variável (suporta pouca pressão sonora);
  • Necessita de Phanton Power.

Padrão polar

O padrão polar é a representação de sua direcionalidade. Outrossim a direcionalidade descreve como um microfone responde ao som vindo de diferentes direções. Confira os mais comuns:

  • Cardioide

Captam principalmente o som vindo pela frente da cápsula, e um pouco o som vindo pelas laterais. É menos suscetível a microfonias em ambientes de altos volumes, certamente muito usados por apresentadores de podcast.

  • Supercardioide

Eliminam fontes sonoras indesejadas. Ideal para instrumentos individuais em aplicações com múltiplos microfones, assim como para fontes individuais em ambientes ruidosos. Muito usados por apresentadores de podcast.

  • Bidirecional

Captam igualmente o som vindo por trás ou pela frente da cápsula. Pode ser usado para captar o som de dois participantes simultaneamente.

  • Omnidirecional

São sensíveis igualmente a sons vindos de todas as direções e não pode ser apontado para isolar uma área. Um microfone com esse padrão polar pode captar o som de toda a sala, dessa forma captando vários participantes, porém precisa de um bom isolamento acústico.

Já sabe qual microfone escolher?

Em resumo, você deve avaliar quais as condições do seu ambiente de gravação. Se a gravação será em estúdio ou em um ambiente com mais ruídos, quantas pessoas participarão, bem como qual o orçamento disponível e etc.

Assim sendo, esperamos que com essas informações você já consiga definir com mais clareza quais características se adaptam melhor a suas necessidades.

Nos diga nos comentários se esse post foi útil para você.

E caso ainda tenha alguma dúvida entre em contato conosco clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *